Dicas de como escolher o sofá.
- Magazine Luiza
- 2 de ago. de 2016
- 5 min de leitura

Este post é um oferecimento do blog do Magazine Luiza, que ensina a decorar e como proceder na compra de um sofá:
"Podemos dizer que o sofá é o grande companheiro da casa, não é mesmo? É nele que você reúne a família, recebe as visitas, assiste a TV, lê um bom livro, tira aquele cochilo depois do almoço e descansa. Por isso, o sofá perfeito tem que ter conforto e resistência. Ah, é legal combinar com a decoração também, né?
Preciso escolher entre um sofá grande ou pequeno. E agora?

Se a sua sala tiver pouco espaço, com até 2 metros quadrados, por exemplo, um sofá com mais de 3 lugares não vai ficar legal, porque pode atrapalhar a circulação das pessoas. Mas, se por acaso faltar lugar pra todo mundo sentar, dica é: Compre puffes e espalhe pelo ambiente, eles são pequenos e fáceis de guardar, e até mudar de posição se for preciso. Com essa solução, ninguém fica em pé, principalmente em dia de casa cheia!
Outra opção pra espaços pequenos é o sofá-cama, que aliás é bem útil se você recebe visitas com frequência. Tem também o sofá de canto, aquele com formato em L? (disponível em diferentes tamanhos), que funciona como? Dois sofás em um? E é mais compacto. Olha, mas antes de comprar, você também precisa saber as medidas da sua sala, tá? Agora, se a sua sala é espaçosa, a partir de 3 metros quadrados, então nela cabe muitos móveis e ainda sobra espaço pra circular livremente. Neste caso compre um sofá maior, com mais de 3 lugares (em média, 1,80m ou mais), daqueles que dá até vontade de deitar e ficar com o corpo bem esticado, sabe?

Não só a largura, como a profundidade do sofá também pode variar. Alguns estofados têm mais de 1 metro de profundidade (comprimento da região que vai do encosto até a beira do assento do sofá). Essa medida também merece atenção, porque um sofá muito largo nessa região, em uma sala pequena, com certeza vai atrapalhar as pessoas passarem pra lá e pra cá.
Os sofás retráteis, são aqueles que permitem esticar as pernas ou inclinar o corpo, também ficam melhores em salas com espaço suficiente pra abrir o sofá, sem atrapalhar a circulação do ambiente. Sem falar que é ótimo pra você que gosta de conforto na hora de assistir a um filminho. O revestimento do sofá.
Os sofás em tecidos, como o de linho sintético são mais grossos, sabe? Mas, é isso que os deixa bem resistentes. O poder de aborção deste material é maior, por isso se cair algum líquido em cima de um sofá com este revestimento, não vai estragar.
O Courino se parece com o couro legítimo, tanto no toque, quanto na aparência. Mas, além de ser mais barato também é ecologicamente correto. Pode ter a superfície lisa ou com detalhes, além de diferentes cores.
O Chenille é um tecido composto por algodão e poliéster, tem um toque bem mais macio, também é fácil de limpar.
O Suede é um tecido de poliéster bem resistente, com um toque que lembra a camurça. E está muito em alta como revestimento para sofás. É bem confortável e é fácil de limpar também.
Se você tem crianças ou animais em casa, ou os dois, melhor optar por revestimentos escuros. Assim, disfarça melhor as manchas. Mas, se faz questão de cores claras, não tem problema, capas de proteção são ótimas e ajudam a conservar do sofá.
Aliás, se você gosta de mudar sempre, as capas também ajudam a dar uma variada na cor do sofá. Você pode ter várias e ir trocando conforme sua necessidade. Boa dica, né?
O sofá mais confortável.
As aparências podem enganar e fazer sua compra de sofá se transformar numa grande frustração. Isso porque não basta apenas visualizar o sofá para creditar seu conforto, mas se possível, compre depois de testá-lo ou saber de suas especificações técnicas para comprá-lo com segurança.
Eles precisam estar de acordo com a decoração, ser bonitos e combinar com o estilo de cada pessoa ou família, para harmonizar o ambiente. Mas não basta ser bonito, já que passar um bom tempo sentado num sofá com material de baixa qualidade e desconfortável, pode causar danos a saúde.
O tipo físico dos usuários deve estar de acordo com as dimensões do sofá. Há os mais estreitos e compactos que serão desconfortáveis para pessoas maiores, que devem ser a base na hora da escolha. Se forem muito profundos, afundarão e deixarão os pés suspensos e bloqueando a irrigação sanguínea para as pernas, causando dor e inchaço.
Sua altura não deve ser muito alta ou muito baixa, de acordo com a média de estatura da família. Deve acomodar bem as costas de quem está sentando deixando os pés retos no chão e, caso tenha chaise, deve apoiar as pernas esticadas sem deixar sobras. Sofá muito macio também pode danificar a coluna. Os excessos são prejudiciais a postura e incomodam rapidamente, seja com dor na região lombar para os duros, ou com falta de postura para os muito macios. A parte interna do sofá deve ser composta por molas, cobertas com tecido encorpado, espumas e manta acrílica e finalizada com o estofamento, sempre de tecido agradável ao toque, que darão também mais resistência. Fuja dos tecidos sintéticos e compre um sofá feito de veludo, linho, sarja, peletizada, chenile ou microfibra.
Para deixar a sala em harmonia, o sofá deve ter o tamanho ideal as dimensões do espaço. Muito grandes, podem dar a sensação de excesso e impedir a circulação, além de diminuir a possibilidade de outros móveis no local.
Seja de linhas retas ou tradicionais, com ou sem assentos fixos e nas cores mais vivas ou discretas, fique atento aos detalhes para não errar na escolha e tornar seu sofá numa peça indesejada. Sua coluna agradece.
Conforto nunca é demais e todo mundo gosta.
Então para você ter certeza de qual sofá comprar, veja se a sua densidade da espuma varia entre 23 e 28 g/cm³ . Essa deve ser a média e nunca abaixo disso, tá? Essa medida, g/cm³, é a grama por centímetro ao cubo, ou seja, é ela que determina a quantidade de espuma no sofá. A média entre 23 e 28 g/cm³ garante conforto e resistência da espuma por mais tempo sem deformar.
Outra dica, se na casa tiver pessoas idosas ou com mais peso, vale a pena investir em uma densidade maior, e comprar por volta de 33 g/cm³ pra ficar mais confortável pra todo mundo.
Que tal umas dicas pra sua decoração?
Se você gosta de uma sala toda harmoniosa, sofás com cores lisas são os mais fáceis de combinar com os outros móveis.
Agora, se quer um toque de cor sem exagerar, uma superdica é investir em almofadas e mantas pra alegrar a decoração. Compre um sofá de cor neutra e capriche nas cores das almofadas, assim quando você enjoar, é só trocar! Pra não deixar o ambiente muito carregado, a cor do tapete deve ser oposta a do sofá. Por exemplo, se seu sofá for claro e de tecido liso, escolha um tapete pode ser escuro e/ou estampado. E é este contraste que deixa a decoração da sala equilibrada.
E aí, quer escolher um sofá novo pra sua sala?
Aqui você vai encontrar com certeza algum que combine com você e sua casa.
Comments