Barulho de vizinhos? Som, vozes, sexo e até pum! Como resolver esta invasão de sons.
- Ro Garcia
- 23 de jul. de 2016
- 3 min de leitura

A menos que você tenha dinheiro para para um projeto acústico em seu imóvel como trocar as janelas e colocar tudo anti ruído, e revestir sua casa com paredes preparadas para isso... ver no grupo
o problema da invasão de privacidade entre vizinhos vai além.
Aqui em meu apartamento ouço barulhos de buzinas e muita gente que vai cantar ou tocar na rua com auto falante ligado e esquece que o som sobe, fazendo com que chegue mais alto aqui do que quando estamos próximo la em baixo. Tem também um piano agradável, mas as vezes fora de hora, ou com alguma música nostálgica. Cães latindo, inclusive os meus...Vizinhos conversando na cozinha, festas, crianças, emfim.
Eu não sou muito de me estressar, a menos que esteja gravando vídeo aulas e confesso que ouço de tudo, e não me policio se estão ou não me ouvindo.
Muitos sons comuns em um apartamento passam a incomodar seus vizinhos e você sequer faz ideia que eles ouvem. Alguns estressados reclamam até do ruido que você nem fez, outros deixam o som passar e nem percebem que ele existe, já fazendo parte do som do ambiente.
Barulhos de salto alto, arrastar de móveis, cantores de banheiro, ensaios em um piano, guitarra ou até bateria, gritos, pirraças, bagunça de crianças, festas de adolescentes, latidos, miados ou piados, sexo selvagem ou nem tanto, gritos diversos, conversas inteiras ao telefone, ou próximo às janelas, vassouras, aspirador de pó, aparelhos domésticos em geral... dá para enlouquecer ou estressar qualquer ser humano.
Independente de qual caso é o seu existem muitas formas de amenizar esses barulhos. Fui pesquisar como diminuir tanta poluição sonora e descobri. Por coincidência a poucos dias me perguntaram o que fazer, então vamos entender o que acontece com o som.
Antes de tudo pense que quando entramos em um apartamento vazio e falamos la dentro a nossa voz sai bem alta, não é? Justamente por não haver nada além de cimento, tijolos, pisos de porcelanato, tacos, lage, forro de gesso, ou seja, materiais onde o som bate e volta sem o obstáculo de móveis e outros objetos de decoração. São obstáculos duros que fazem o som bater e voltar. Precisamos de obstáculos maleáveis.
Então a primeira dica é que se você não pode comprar as janelas anti-ruídos que são preparadas para diminuir muito os barulhos da rua, você deve observar se as suas janelas estão com os vidros sem rachaduras, e bem vedadas. Olhe se as borrachinhas entre o vidro não esta desgastada, pois com o tempo esse material sofre desgaste.
Sim, materiais porosos fibrosos e macios absorvem mais o som.
Assim como o tecido, por ter uma tela furadinha amortece o som.
Quanto mais almofadas mais abafado fica o som.
Sim quem diria! Descobri que uma folga de 10 cm do painel para a parede, absorve o som e no quarto ao lado ele chegará mais baixo!
Para diminuir o barulho dos sapatos somente deixando eles ao lado da porta, ou instalando uma manta entre a lage e o piso para amortecer o impacto.
Mas se não quiser quebrar nada, um tapete bem grosso e fofinho pode amortecer o som.

Qualquer objeto que fique entre parede e entrada do som abafa o barulho logo a cortina, se torna uma barreira não só de luz, mas de som também. O ideal é substituir as persianas por cortinas ou usar as duas juntas. a persiana não tem como vedar então o som passa da mesma forma que na janela com esse problema. Já uma cortina grossa apesar de não isolar o som de fora, diminui bastante e absorve também os próprios ruídos do seu ambiente. A cortina blackout é uma ótima solução.
Paredes:
Placas de lãs de rocha, revestimentos especiais, painéis como dito acima, revestimento de gesso acartonado, ou tapeçarias também amenizam o barulho.
Plantas:
Contribuem na barreira do som da janela, e servem como obstáculo dentro de casa.
Para quem esta construindo, lembrem-se de que as vezes vale a pena investir para não ter dor de cabeça depois. Hoje o mercado oferece todos os produtos para que você fique em um silencio agradável. Portas, janelas, e vedamento acústico das paredes são coisas que se deve levar em conta.
Então, já esta sentindo aquela paz interior de uma boa noite de sono? Espero que essas dicas lhes ajudem bastante. Não se esqueça de assinar o site, deixar comentários e pedidos mesmo que por e-mail. Estou esperando, ok?
beloaconchego@gmail.com

Comments